Dicas e conselhos

O fisioterapeuta Per Normark tem uma vasta experiência em diagnosticar e tratar todos os tipos de doenças relacionadas ao trabalho. Ele também trabalhou em estreita colaboração com várias formas de esportes de elite. A seguir estão algumas dicas de exercícios simples e preventivos que os operadores de máquinas florestais pode fazer, dentro e fora da máquina.

Perguntas frequentes

Quanto tempo devo gastar em pausas para exercícios?
Per: Um pouco é muito melhor do que nada. Uns 10 minutos é bom. A ideia é a de estimular a circulação do sangue nas partes exercitadas do corpo.

Quão importante é o exercício durante o meu tempo de folga?
Per: Muito importante. Está clinicamente comprovado que o exercício evita lesões por esforço. Estudos mostram que a atividade física em certa medida funciona como tratamento para a dor nas articulações e músculos, por exemplo. Além disso, você terá mais energia, tanto no trabalho como em casa.

Como posso evitar problemas além de fazer exercícios?
Per: As oportunidades para a variação tem grande importância, pois é principalmente a falta de variedade que causa problemas. Pode ser uma questão de tudo, desde fazer breve intervalos, alongamento e ficar em pé, até mudar regularmente os ajustes do assento, apoio dos braços, controlador manual, etc.

Que tipo de exercício é mais eficaz para as costas e o pescoço?
Per: Exercício de estabilidade – exercitando as costas e abdômen. Por exemplo, o estresse nas costas e pescoço é efetivamente aliviado fazendo abdominais normais e alongando o tronco.