Usando os controladores manuais, os operadores da máquina podem marcar e registrar no arquivo de produção que um objeto ambiental (como um toco alto ou uma APP) está sendo deixado ao lado da árvore que está sendo colhida. Esta nova função torna mais fácil para o cliente ver o número de árvores sinalizadas, bem como suas coordenadas. Usando essa função, clientes e proprietários de terras podem planejar mais convenientemente seu trabalho ambiental e usar as informações para auditorias ambientais. O sistema de planejamento computadorizado no escritório pode apresentar o resultado das considerações ambientais feitas durante uma tarefa de colheita.

Esta função MaxiXplorer está disponível em todos os harvesters, desde que os códigos estejam registrados nas instruções de traçamento que o cliente fornece para à máquina. A função garante que as informações certas cheguem ao cliente. A função foi desenvolvida em colaboração entre a Skogforsk, empresas florestais na Suécia e a Komatsu Forest AB.

Visualisering av stamkoder

A figura mostra um exemplo de visualização da Skogforsk com base em uma tarefa da Stora Enso na Suécia. Este foi um ensaio envolvendo o registro de tocos e objetos culturais recém-descobertos usando códigos de tronco no harvester em conjunto com a derrubada final no norte de Uppland. O exemplo mostra 26 tocos altos (4,7 por ha). Além disso, uma árvore protegida (árvore preservada) e dois talhões foram registrados.