Todos os modelos de harvester 2020 foram modernizados, do ágil harvester para desbaste Komatsu 901 até o campeão de vendas Komatsu 931XC de oito rodas e o imponente Komatsu 951. Entre os forwarders, os três maiores – os modelos Komatsu 855, 875 e 895 – foram modernizados.

Um recurso proeminente é a novíssima instalação de motor, que está em conformidade com a legislação mais recente para emissões (Stage V). Há também muitos outros benefícios, como um novo sistema AdBlue, um novo sistema de exaustão e tuchos hidráulicos. Apesar da nova e maior instalação de motor, a máquina mantém o mesmo projeto compacto com boa visibilidade geral, até as rodas.

Outra novidade é o sistema de controle MaxiXT, o sistema nervoso da máquina, que controla tudo, do motor a grua e cabeçote. A esse respeito, a opção de Lubrificação Central Automática agora está integrada ao MaxiXT, facilitando o monitoramento na cabine. Além disso, nos harvesters, o tanque de graxa dobrou de tamanho, o que significa menos reabastecimento para o operador. O MaxiXT inclui medidas aprimoradas antirroubo, já que o operador deve fazer login no sistema para iniciar a máquina ou usar uma chave remota com um ID de operador exclusivo. Outro recurso adicionado é a capacidade de registrar sequências de sinais para enviar ao suporte, proporcionando uma solução de problemas mais simples e mais rápida.

Quanto aos forwarders, eles foram modernizados em diversas áreas. São detalhes menores, mas importantes, como placas de desgaste melhores na lâmina dianteira, palhetas do limpador mais longas nas janelas laterais e menos reflexo do portal. Um recurso de forwarder bastante solicitado é a opção SpeedShift – uma solução inteligente que permite ao operador usar todo o intervalo de velocidade da máquina sem precisar parar para mudar de marcha. Isso torna o deslocamento mais rápido e, como o volante dobrável foi substituído por um minivolante prático, dirigir também ficou mais simples. Outra novidade é a opção de proteção contra excesso de velocidade, que impede a rotação excessiva dos principais componentes da transmissão.

Nos harvesters, a manobrabilidade fora de estrada foi melhorada em várias áreas. Partes do eixo traseiro foram reprojetadas, criando maior distância até o solo e facilitando a operação em valas íngremes e outros obstáculos em terrenos difíceis. Além disso, tanto a força de tração quanto a direção hidráulica foram ajustadas, melhorando a manobrabilidade fora de estrada e aumentando a produtividade. Os operadores de harvesters também observarão um grande número de espaços de armazenamento adicionais, além de pormenores úteis, como uma lâmpada portátil para facilitar ainda mais a manutenção.

Já em relação aos cabeçotes, há o novo Komatsu C164, que é a combinação perfeita para o Komatsu 951. Esse cabeçote é baseado na mesma tecnologia dos modelos C124 e C144, com o tronco mantido no alto pelos rolos de alimentação e as facas desgalhadoras usadas principalmente para o desgalhamento. O cabeçote tem quatro rolos de alimentação impulsionados e a função Constant Cut, assegurando uma velocidade de corte uniforme durante todo o ciclo.

Além dos novos recursos da máquina, um novíssimo serviço – MaxiVision – também está sendo lançado como parte do MaxiFleet. O MaxiVision ajuda o operador a visualizar o estado e as condições atuais da floresta. Diferentes visualizações de mapa fornecem ao operador dados sobre as condições do solo e o restante da produção da equipe, permitindo planejar o trabalho da forma mais eficiente possível e com impacto florestal mínimo. Como o serviço está na nuvem, as atualizações ocorrem em tempo real, e todas as alterações são vistas imediatamente na tela da cabine.

Os modelos 2020 serão lançados junto com a SkogsNolia em meados de junho.