A Komatsu Forest é um dos principais fabricantes mundiais de máquinas florestais. A empresa vende seus produtos em todo o mundo e é de propriedade integral da empresa japonesa Komatsu Ltd. Agora a Komatsu Forest faz um de seus maiores investimentos, que será realizado em Umeå, na Suécia.

"A indústria florestal é uma indústria para o futuro. Na próxima década, veremos como novos produtos inovadores e inteligentes para o clima serão produzidos a partir da fibra de madeira. Queremos investir no futuro e vemos que as melhores condições para isso são em Umeå", diz Martin Ärlestig, gerente de fábrica da Komatsu Forest.

A Komatsu Forest tem sede e fábrica em Umeå, onde estão localizados aproximadamente 530 funcionários da empresa. A nova fábrica será construída na área industrial de Klockarbäcken, nos arredores da cidade. A empresa fez um estudo de viabilidade completo para avaliar todo o projeto, incluindo construção e transferência de operações, mantendo intactos os altos níveis de produtividade.

O início da construção está previsto para maio de 2019 e o plano é que a fábrica seja inaugurada em 2021. A fábrica será um marco único com seus quase 40.000 m², divididos em área de produção de dois andares e um edifício de escritório de seis andares.

“Vamos construir uma fábrica à prova do futuro, onde poderemos lançar as bases para a próxima geração de máquinas florestais. Nas novas instalações acomodaremos tanto a produção quanto o desenvolvimento. Estamos investindo em uma fábrica que atenda às nossas necessidades aqui e agora, mas também nos dá espaço para crescermos no futuro”, diz Martin Ärlestig.

A fábrica é um dos maiores investimentos industriais na Suécia atualmente e terá um forte foco em sustentabilidade e IoT (Internet of Things). A fábrica será neutra em carbono em sua produção, o que será alcançado através do fornecimento eficiente de energia com painéis solares, técnicas modernas de construção e geoenergia. A localização em Klockarbäcken, em Umeå, também é um fator importante, uma vez que a proximidade com a ferrovia significa que mais produtos poderão ser transportados por trem.

Quanto à IoT, a Komatsu Forest dará um passo em direção à indústria de quarta geração, onde o processo de fabricação da empresa será conectado.
“Isso significa muitas vantagens, incluindo a possibilidade de monitorar a qualidade, a disponibilidade e a segurança em detalhes e os clientes terão maior flexibilidade e menor tempo de espera”, afirma Martin Ärlestig.

A ambição é também que a nova fábrica fortaleça ainda mais a posição da região como líder no campo da tecnologia florestal.
"Estamos convencidos de que a iniciativa produzirá resultados regionais, nacionais e internacionais em várias áreas", conclui Ärlestig.