A Komatsu Forest apresentou no dia 19 de setembro, em Três Lagoas (MS), o Komatu D61EM, uma máquina especialmente desenvolvida para o plantio mecanizado.

Em abril de 2017, a Komatsu Forest lançou o Komatsu D85EX-15E0 Subsolador dedicado ao preparo do solo e agora com o Komatsu D61EM, uma máquina especialmente desenvolvida para o plantio mecanizado de mudas florestais, dá mais um passo na sua linha de produtos dedicados ao cultivo, complementando assim a sua linha de máquinas especializadas na colheita florestal.

Tendo como máquina base o já testado trator de esteiras Komatsu D61EM, produzido no Brasil, a versão Planter foi desenvolvida por engenheiros brasileiros, japoneses e suecos, especialmente para a aplicação florestal.

Com capacidade teórica de plantio de 900 mudas/hora, o Komatsu D61EM planta três linhas por vez, de forma totalmente automática, em espaçamentos de plantio que variam entre 3 e 3,5 metros em aproximadamente 12 segundos, o que aumenta a produtividade. O equipamento prepara a cova, posiciona a muda e a irriga. O “porta mudas” é de troca rápida e fácil.

A máquina é controlada por piloto automático que mantém no traçado e tem um sistema de georreferenciamento de alta precisão de plantio, usando GNSS, que grava o resultado do processo e a posição de cada planta. Isso é útil para futuras operações do cultivo florestal.

O Komatsu D61EM reduz o trabalho manual, diminui o custo de produção, pode ser operado durante a noite, com visualização do status do trabalho e com as informações do plantio gravadas. Isso tudo significa aumento de produtividade com redução de custos. Uma nova etapa para o plantio florestal no Brasil