Um futuro sustentável

Criando valor em conjunto

Todos nós compartilhamos a responsabilidade de garantir um futuro sustentável. Como fabricante de máquinas, temos uma abordagem multifacetada à sustentabilidade. Isso inclui como trabalhamos dentro de nossos negócios e como nossas máquinas podem ter um impacto mínimo em seu entorno para garantir a sustentabilidade. Inclui até como podemos fazer nossa parte para ajudar a fazer do mundo um lugar melhor para viver.

Nossa responsabilidade

Um de nossos princípios fundamentais é retribuir e reinvestir, e não apenas dentro das comunidades locais onde vivemos e trabalhamos, mas também dentro da sociedade como um todo. Nós conseguimos isso com estas atitudes:

Melhorando a qualidade de vida – contribuindo para a sustentabilidade e segurança das operações de nossos clientes por meio de produtos, serviços e soluções inovadoras que possibilitem alta produtividade com o menor impacto ambiental possível.

Desenvolvendo pessoas – nossas iniciativas para desenvolver nossos colaboradores, distribuidores e fornecedores, bem como para utilizar nosso conhecimento para apoiar indivíduos talentosos na comunidade local (parcerias com escolas, patrocínio à educação STEM, etc.)

Crescendo com a sociedade – atividades que apoiam a sociedade. Além das responsabilidades que devemos cumprir sem questionar, como governança e conformidade, essas atividades incluem voluntariado social, e esforços humanitários e na área da saúde, além de proteção ambiental.

One World One Komatsu: Ao longo de nossas comemorações centenárias em 2021, nosso foco será a sustentabilidade, com todos os colaboradores convidados a participar de atividades sustentáveis.

 

Nosso trabalho ambiental

Em nosso compromisso de minimizar o impacto ambiental de nossas operações, nosso foco será:

  • Reduzir as emissões de CO² de nossa produção e produtos
  • Aumentar nosso uso de energia renovável
  • Consumo de água responsável
  • Reduzir nossos desperdícios

Alguns exemplos sustentáveis 

  • Nossas unidades de produção, assim como a maioria de nossas oficinas, são neutras do ponto de vista climático
  • Adquirimos apenas “eletricidade verde” e retornamos a quantidade correspondente de energia ao sistema na forma de materiais recuperados da produção. Reciclamos o máximo possível
  • Minimizamos o consumo de energia na produção por meio do uso de iluminação com ativação de movimento, trocadores de calor e muito mais.
  • 93% de tudo que enviamos tem certificado ambiental
  • Temos a certificação ISO 14001 pelo órgão de certificação DNV GL
  • Todos os produtos químicos são gerenciados conforme a legislação
  • Fazemos análises de risco para todos os usos possíveis de uma substância, não apenas para a forma como a usamos

Leia nossa política ambiental aqui

Nossa produção

Em 2021, inauguraremos nossa nova unidade de produção para máquinas florestais de rodas, onde a fabricação não será apenas neutra em carbono, mas também positiva em carbono.

Prédio da Komatsu Forest

Em nossos esforços para nos tornarmos neutros em carbono, criamos o local de trabalho do futuro com nossa nova unidade de produção, um local que considera as necessidades humanas e ambientais. Todo o edifício foi construído em consonância com o padrão ambiental sueco Miljöbyggnad Guld no que diz respeito à energia, com a exigência de permanecer abaixo de 60 kWh/m². Estimamos que nosso consumo de energia será de cerca de 40 kWh/m².

Com a maior fazenda solar do norte da Europa no telhado da unidade, podemos produzir 2,55 MWh de eletricidade. O excedente produzido durante as noites claras de verão deste extremo norte será vendido, e a eletricidade que precisarmos comprar será neutra em carbono. As necessidades de aquecimento e resfriamento são atendidas pela nossa bomba de calor geotérmica.

A redução das emissões de CO² será atingida não só pelo projeto do edifício, mas também pelos nossos processos de trabalho. Por exemplo, estamos reduzindo o número de carregadores de rodas operados no local em comparação com a unidade de produção anterior.

Quanto à redução do nosso consumo de água, os processos de trabalho refinados também contribuirão para melhorias aqui, nesse caso, na forma de limparmos as máquinas. Chuveiros de baixo fluxo e torneiras ativadas por sensores também contribuirão para a redução do consumo de água.

Vamos replantar as 60-80 árvores desmatadas para abrir caminho para a fábrica. Para aumentar a biodiversidade na área, em colaboração com a Prefeitura de Umeå, estamos planejando criar uma área semelhante a um parque perto da fábrica com arbustos e árvores de floração variada.

O local de trabalho do futuro considera não apenas o ambiente natural, mas também o ambiente de trabalho. Nesse caso, tivemos forte ênfase em escolhas de materiais saudáveis, priorizando materiais de baixa emissão. Como exemplo, o prédio do escritório tem uma estrutura feita toda de madeira. Para purificar o ar e reduzir o CO², existem muitas plantas verdes em vasos, e projetamos cuidadosamente e decoramos o interior para garantir um ambiente sonoro satisfatório e clima interno saudável, como incorporando um saguão com uma fonte de água no meio do edifício do escritório. Para promover a saúde e o bem-estar, os funcionários têm acesso a uma grande academia e, para maior segurança e tranquilidade, a área de estacionamento tem uma ótima iluminação.

A infraestrutura sustentável para produtos e pessoas é garantida e promovida utilizando o desvio ferroviário próximo para mercadorias, enquanto estacionamento de bicicleta coberta, espaços de carros elétricos e espaços de compartilhamento de carros estão localizados convenientemente perto da entrada.

Desenvolvimento e uso de nossos produtos

Existem várias formas de contribuir para um setor florestal mais sustentável sempre que nossas máquinas são usadas na floresta. Trabalhamos com várias dessas medidas paralelas.

Komatsu 825TX

Emissões
A legislação de emissões reduziu drasticamente as emissões de NOx e partículas.

A ilustração mostra como os motores Stage V de hoje funcionam em termos de emissões de partículas e NOx em comparação com os níveis anteriores. Para nós, lutar pelas emissões mais limpas do mercado e adotar precocemente novas tecnologias são uma certeza.

Planejamento sustentável
Nosso sistema de gestão de frotas MaxiFleet ajuda os operadores a planejar suas áreas de trabalho, rotas e trabalho em equipe e, assim, fazer escolhas sustentáveis. Um exemplo concreto é a função "Instruções para Forwarder", que permite ao forwarder ver onde o harvester deixou as árvores derrubadas para que o forwarder possa escolher a melhor rota para reduzir tanto a distância abrangida quanto qualquer dano ao solo. Outra função prática é a "Compartilhar área de trabalho", que simplifica a colaboração com partes externas para que diferentes contratantes que trabalham na mesma área possam compartilhar informações que os ajudem a otimizar seu trabalho com base em distâncias e condições do solo. Ou dar a um caminhão de madeira que vai recolher a madeira os locais exatos das áreas de corte para um melhor planejamento da rota. Rotas otimizadas ajudam a reduzir as emissões.



Outras funções importantes incluem as camadas de mapa que ajudam os operadores a planejar seu trabalho com base nas condições do solo e do clima. Mapas de risco de incêndio ajudam os operadores a planejar seu trabalho durante períodos quentes e secos, enquanto camadas de mapa mostrando condições do solo, como áreas úmidas, ajudam os operadores a reduzir os danos ao solo.

Serviço sustentável
O suporte remoto permite uma redução das emissões, pois diminui o número de chamadas e, com a pandemia do coronavírus, ele também garantiu que podemos continuar ajudando nossos clientes, apesar das restrições e do distanciamento social. O sistema de controle MaxiXT da máquina pode registrar e salvar arquivos de registro detalhando diferentes eventos da máquina. Esses arquivos de registro são transferidos via MaxiFleet para nossos técnicos, que podem analisar e resolver todos os problemas sem precisar ver a máquina pessoalmente. Mais de 1.000 conexões remotas por mês estão contribuindo consideravelmente para a redução das viagens dentro de nossa organização de serviços.

Serviço no local

Nosso contrato de serviço proativo ProAct compreende uma estreita colaboração entre a Komatsu Forest e o proprietário da máquina, em que desenvolvemos o programa de manutenção ideal para a máquina. A máquina é regularmente inspecionada e analisada utilizando dados operacionais e de máquinas do MaxiFleet, bem como os resultados das análises de amostras de óleo — tudo com o objetivo de planejar medidas de serviço e substituir peças desgastadas em tempo. Quaisquer vazamentos são corrigidos enquanto os resíduos são descartados adequadamente ou destruídos com segurança. O ProAct visa manter a máquina em boas condições o tempo todo, o que também proporciona benefícios em termos de sustentabilidade. A verificação regular de componentes, níveis de pressão e afins garante que a máquina não consuma mais diesel do que o necessário.

O MaxiFleet ainda permite que os operadores acompanhem seu consumo e o comparem com as médias do setor. Ajudamos nossos clientes com treinamentos, ajustes, serviços e reparos também, para garantir um desempenho de trabalho altamente eficiente e mínimo impacto ao ambiente.

Linha ecológica
Nossa oferta de consumíveis – kits de filtro, fluidos, óleos e muito mais – inclui uma linha ecológica conhecida como Natura. Esta linha inclui, por exemplo, óleo hidráulico, glicol e óleo de corrente que são biodegradáveis. Aqui estão dois exemplos:

O HE GEN II Natura é um óleo hidráulico biodegradável e um produto ecológico certificado, biodegradando em pelo menos 60% em 28 dias.. O óleo não se acumula em plantas e animais e não se espalha nos ecossistemas. O óleo possui uma base sintética com conteúdo em grande parte renovável e de base biológica, que excede os requisitos de certificação. O óleo tem toxicidade mínima, não é tóxico para a vida aquática e tem sido verificado em relação à presença de substâncias alergênicas e ambientalmente perigosas. O HE GEN II Natura é especialmente adaptado para uso em áreas sensíveis da natureza, pois é feito à base de ésteres sintéticos e tem certificação em conformidade com os requisitos para fluido hidráulico ecológico. Em comparação com os óleos hidráulicos à base de minerais, o HE GEN II Natura tem menos impacto no meio ambiente em caso de vazamento ou derramamento acidental.

O óleo ecológico para corrente de serra Komatsu SCO Natura tem conteúdo vegetal e renovável. O óleo é biodegradável, não bioacumulativo e não se espalha nos ecossistemas. O produto também não é prejudicial para humanos, animais e plantas. Esse óleo para corrente de serra oferece excelente lubrificação de equipamentos e adere bem ao sabre e à corrente de serra, reduzindo o desgaste e prolongando a vida útil do equipamento. Além disso, o consumo de óleo pode ser reduzido em até 50%. O óleo para corrente de serra Komatsu é adequado para uso em áreas sensíveis da natureza que correm o risco de danos causados por óleos convencionais de base mineral.

Algumas de nossas opções de máquinas sustentáveis
O SpeedShift, nossa caixa de câmbio automática para forwarder, permite que o operador use toda a faixa de velocidade da máquina sem parar para trocar de marcha, resultando tanto em menor consumo de combustível quanto em menos emissões de CO².

O 3PS proporciona aos nossos harvesters uma melhor coordenação hidráulica de energia entre grua, cabeça e transmissão, levando a um consumo reduzido de combustível e menos emissões de CO².  

Nossa opção Eco-GLS é um sistema de lubrificação ecológico e adaptável para cabeçotes de harvester. A corrente e o sabre são lubrificados com graxa ecológica em vez de óleo. A graxa oferece melhor adesão, o que minimiza tanto o consumo quanto o desperdício e proporciona benefícios para o meio ambiente e suas finanças. Ele também tem a vantagem de produzir menos névoa de óleo, minimizando problemas, como janelas sujas e radiadores entupidos.

A opção para localizar a extremidade é útil ao processar uma floresta pré-derrubada. Quando a função é ativada, o cabeçote retorna para a extremidade da parte posterior e redefine o sistema de medição de comprimento sem a necessidade de cortar o tronco. Ao reduzir a necessidade de cortar o tronco, a função contribui não apenas para a redução das perdas de energia e do consumo de combustível, mas também para a diminuição do consumo de madeira à medida que os resíduos florestais são reduzidos.

Contatos

Annelie Persson

Annelie Persson

General Manager Marketing & Information

+46 90 70 97 32

Lars-Olof Svedjehed

Affärsutvecklare

090-70 93 64