Com seu novo projeto, o Komatsu X164E foi especialmente desenvolvido para colher eucaliptos de maneira eficiente. Ao desenvolver este cabeçote, a equipe de engenharia da Komatsu Forest deixou de lado todos os projetos de cabeçote existentes para árvores de madeira macia e, em vez disso, focou-se apenas nas necessidades e condições da colheita de eucaliptos.

"Para minimizar as perdas no tempo de produção, estabelecemos requisitos rigorosos para a função de descascamento. Com o Komatsu X164E, o objetivo é que pelo menos metade dos troncos precise ser alimentada apenas uma vez, desde o corte de derrubada até o fim do tronco, também conhecido como descascamento de uma passagem", diz Tobias Ettemo, gerente de produto da Komatsu Forest.

O descascamento eficaz deve-se, em parte, ao sistema de alimentação especialmente projetado do cabeçote, que tem um grau muito alto de contato entre as facas de descascamento e o tronco. O projeto é baseado em quatro rolos de tração angulares que fazem com que o tronco gire dentro do caminho de alimentação, descascando e desgalhando o tronco ao mesmo tempo de maneira eficiente. O cabeçote também corta a casca em comprimentos mais curtos, minimizando interrupções de processos em serrarias e beneficiando muito o crescimento de novos povoamentos.

A principal diferença em comparação com os outros cabeçotes da Komatsu é que o X164E reparte em vez de serrar pelo tronco. O cabeçote é equipado com tesouras hidráulicas extremamente poderosas, com lâminas largas e resistentes, que cortam de forma fácil e eficaz cada tronco.

"Esta solução reduz os custos de serviço e manutenção, incluindo o tempo de inatividade, enquanto as tesouras hidráulicas também oferecem grandes vantagens em termos de segurança para máquinas e operadores", diz Tobias Ettemo. 

Para excelente confiabilidade, o Komatsu X164E é equipado com várias soluções inteligentes, como o roteamento de mangueiras protegido desde a ponta da grua à válvula do cabeçote, e desde a válvula do cabeçote aos motores de rolo. Isso significa menos tempo de inatividade e redução nos custos das peças de reposição, aumentando consideravelmente a rentabilidade. O conceito subjacente de usar tesouras hidráulicas em vez de um sabre também ajuda a manter os custos de manutenção baixos, pois não há correntes, barras, pinhões nem motores de serra para substituir, como também não há necessidade de lubrificação de serra.

O Komatsu X164E pode ser montado em uma escavadeira ou em uma máquina de rodas.

“All the development that we have put into this new head had had the primary focus to reduce the total cost of ownership, that is what really matters in the end. And we are very happy to say that we have seen proof of substantial reduction of TCO with the X164E.” Ettemo concludes.

Com o Komatsu X164E, a colheita de eucaliptos está dando um passo à frente em inovação. Novas tecnologias combinadas com um projeto robusto e vantagens comprovadas resultam em um cabeçote que é realmente eficaz em ambientes exigentes de plantações. Inclua também as soluções inteligentes para obter uma maior confiabilidade, como o roteamento de mangueiras protegido, e o Komatsu X164E se torna claramente uma alternativa altamente rentável.