De uma perspectiva técnica

Uma visão geral dos marcos técnicos das máquina florestais da Komatsu

Na Komatsu temos a ergonomia como um parâmetro importante desde o início dos anos 1960. O resultado é que as máquinas florestais Komatsu estão na linha de frente quando se trata de oferecer um ambiente de trabalho de alto desempenho e ergonomia. Aqui você pode ler sobre todas as características e funções de segurança e ergonomia que desenvolvemos até hoje em nossas harvesters e forwarders.

Harvesters

Controle do ar-condicionado no assento

Ar-condicionado

Ventilador de ar que resfria a posição do operador para uma temperatura confortável e retira a umidade.
Aquecedor de assento que aquece um acento frio para a uma temperatura agradável e seca a umidade.
Unidade de ar-condicionado bem dimensionada, com canais de entrada e de saída de ar de grande porte para uma alta taxa de renovação do ar da cabine.
Aparelho de ar-condicionado automático que regula a temperatura e o fluxo de ar de entrada para a temperatura desejada da cabine.
Filtro de ar que filtra partículas muito pequenas e fornece entrada de ar muito limpo.
Exaustão corretamente orientada que reduz o risco de correntes de ar.
Pré-filtro para a entrada de ar para um bom ambiente na cabine.
Controle manual Komatsu

Postura de trabalho

Assento
Um dos assentos florestais mais ergonômicos do mercado como opção. Assento com resistente apoio lateral para as coxas e costas com encosto alto e apoio de pescoço confortável, com controles elétricos e muitas opções de ajustes, para uma regulagem personalizada. Amplo espaço longitudinal que permite que o assento seja ajustado para frente e para trás. Apoios de braços anatômicos, com múltiplas articulações com ajustes que reduzem a tensão no braço. Suportes laterais que podem ser ajustados/adaptados para cada operador.
Cabine
Cabine espaçosa que elimina o sentimento de aperto experimentado em cabines menores. Possibilidade de ficar completamente em pé na frente do assento para uma pessoa de estatura normal, o que cria oportunidades para pequenos intervalos dentro da cabine. Amplo espaço para as pernas nas mais variadas posições, mais para frente ou para trás, durante a rotação completa do banco. Alças resistentes para apoio ao operar em terrenos irregulares.
Controles manuais
Com suporte de mão anatômico para reduzir a tensão nas mãos e punhos, bem como manobras descontraídas da grua. Solidamente construídos para que você possa se apoiar mesmo quando operando sobre desníveis menores no terreno. Botões moldados, guias e luz de fundo para facilitar o acesso ao botão correto. Botões que podem ser programados no sistema de controle para melhorar a ergonomia dos botões mais usados. A maioria dos botões são acessíveis no comando manual, até mesmo a maioria dos que estavam previamente no painel de instrumentos.
Outros
Função Autolev na cabine e na grua que cria um ambiente de trabalho horizontal único. Volante fora-de-estrada com a mão na alavanca da grua para maior conforto da mão. Teclado/mouse sem fio com desenho ergonômico que podem ser usados com uma postura de trabalho confortável. Pedal de chão vertical, com o apoio para o pé.
peças de fácil manutenção

Postura de trabalho, manutenção

Acesso conveniente ao filtro sob o capô do motor para uma boa postura de trabalho durante a manutenção.
Inclinação da tampa do motor e da cabine controlados eletricamente e com mola de carga. Requer pouco ou nenhum esforço para abrir e fechar.
Bombas de sucção integradas e conexões de combustível e de óleo hidráulico que podem ser alcançadas a partir do solo.
Barras de limpeza removíveis na frente do radiador que podem ser limpas facilmente.
Luzes de serviço sob o sistema hidráulico e do capô do motor.
Operador Komatsu trocando filtro

Auxílios

Inclinação elétrica da cabine com suporte para as mãos, para uma inclinação cômoda e segura.
Controle de sequência para uma operação descontraída das funções do cabeçote.
Pontos de lubrificação baixos e lubrificação centralizada para assentos do rolamento da grua significa que o operador não precisa subir na máquina.
Ambiente de computação potente e fácil de usar. Tela do computador grande e porta USB de fácil acesso na lateral para copiar relatórios de produção e operacionais.
Exaustor de ar na cabine.

Ruído

Escapamento de ar grande que reduz o nível de ruído.
Equipamento de pós-tratamento SCR que amortece o ruído do motor.
Ventilador de refrigeração maior e cobertura do ventilador melhorada reduz o nível de ruído.
Controle do ventilador variável para uma velocidade ideal, com nível de ruído minimizado.
mão baixando cortina

Linha de visão/iluminação

A mais recente tecnologia de lâmpadas, iluminação LED, com lâmpadas de alta potência que melhoram a iluminação de trabalho.
Cortinas em todas as janelas que fecham muito bem, sem necessidade de bloqueio adicional. Cortinas tipo persiana na dianteira extra para o transporte fora-de-estrada até a área de descarga.
botão de parada de emergência

Segurança

Escada de serviço e plataformas de manutenção para um bom acesso aos pontos de manutenção, como conexões do tanque.
Cabine testada com peso de teste de alto impacto, para proteção caso a máquina tombe e objetos atinjam a cabine
Saída de emergência de fácil acesso, com um procedimento muito simples e intuitivo para abertura.
Grande plataforma eletricamente controlada para sair da cabine.
Interruptor de segurança para porta e botão de confirmação para que os operadores confirmem que estão sentados na cabine antes que a máquina seja iniciada. Se a porta for aberta, todas as funções da máquina são imediatamente desativadas.
Sistema de estabilização exclusivo que permite trabalhar com alcances longos sem que a máquina perca o equilíbrio.
Liberação automática para substituição da corrente.
Velocidade da corrente de serra ajustada para segurança, como máxima de 40 m/s nos cabeçotes C93 e C144.
Câmera traseira posicionada baixa para maior segurança.

Forwarders

detalhe do ar-condicionado na cabine

Ar-condicionado

Ventilador de ar que resfria a posição do operador a uma temperatura confortável e retira a umidade.
Aquecedor de assento mantém o assento em uma temperatura agradável e seca a umidade..
Aparelho de ar condicionado que regula automaticamente a temperatura e o fluxo de ar de admissão para a temperatura desejada na cabine.
Aparelho de ar condicionado bem dimensionado com canais de entrada e de retirada do ar de grande porte, para uma alta taxa de renovação do ar da cabine.
Filtro de ar que filtra partículas muito pequenas e fornece entrada de ar muito limpo.
Exaustão corretamente orientada que reduz o risco de correntes de ar.
Visão geral da cabine Komatsu

Postura de trabalho

Assento
Um dos assentos florestais mais ergonômicos do mercado como opção. Assento com resistente apoio lateral para as coxas e costas. Assento com controles elétricos e muitas opções de ajustes, para uma regulagem personalizada. Assento com encosto alto e apoio de pescoço confortável. Apoios de braços anatômicos, com múltiplas articulações com ajustes que reduzem a tensão no braço. Suportes laterais que podem ser ajustados/adaptados para cada operador. Rotação do assento de até 220 graus sem intervalos e com trava, significa que você pode trabalhar com o assento voltado para a área de trabalho. Isso proporciona uma postura de trabalho mais descontraída.
Cabine
Amplo espaço para as pernas nas mais variadas posições, mais para frente ou para trás, durante a rotação completa do banco. Possibilidade de ficar completamente em pé na frente do assento para uma pessoa de estatura normal, o que cria oportunidades para pequenos intervalos dentro da cabine. Cabine espaçosa que elimina o sentimento de aperto experimentado em cabines menores. Cabine larga, espaço para esticar os braços. Amplo espaço longitudinal que permite que o assento seja ajustado para frente e para trás. Porta que requer pouco esforço para abrir e fechar. Alças resistentes para apoio ao operar em terrenos irregulares.
Controles manuais
Comandos manuais solidamente construídos para que você possa se apoiar mesmo quando operando sobre desníveis menores no terreno. Comando manual anatômico com suporte de mão para reduzir a tensão nas mãos e punhos, bem como manobras descontraídas da grua. Comando manual com botões moldados, guias e luz de fundo para facilitar o acesso ao botão correto. Volante fora-de-estrada com a mão na alavanca da grua para maior conforto da mão. Comando manual com botões que podem ser programados no sistema de controle para melhorar a ergonomia dos botões mais usados. A maioria dos botões são acessíveis no comando manual, até mesmo a maioria dos que estavam previamente no painel de instrumentos.
Outros
Teclado/mouse sem fio com desenho ergonômico que podem ser usados com uma postura de trabalho confortável. Pedal de chão vertical, com o apoio para o pé. Volante - uma função que permite a variação da postura de trabalho quando girando ou durante o transporte fora-de-estrada. Retrátil.
Filtro Komatsu

Postura de trabalho, manutenção

Acesso conveniente ao filtro sob o capô do motor para uma boa postura de trabalho durante a execução do serviço. Bombas de sucção e conexões de combustível e de óleo hidráulico que pode ser alcançadas a partir do solo. Barras de limpeza removíveis em frente do radiador que podem ser limpas facilmente. Capô do motor que é controlada eletricamente e por mola de carga. Requer pouco ou nenhum esforço para abrir e fechar. Cilindros de controle externos que proporcionam um acesso mais fácil para a manutenção. Luzes de serviço sob o sistema hidráulico e do capô do motor.
Tela grande do computador na cabine

Auxílios

Pontos de lubrificação baixos e lubrificação centralizada para assentos dos rolamento da grua, significa que o operador não precisa subir na máquina.

Inclinação elétrica da cabine com suporte para as mãos para basculamento conveniente e seguro da cabine.

Sistema operacional poderoso e fácil de usar. Computador com tela grande, porta USB lateral de fácil acesso para copiar relatórios de produção e operacional.

Tela de computador extra para evitar de virar a cabeça.

Válvula de roteamento das mangueiras divididas em seções até a grua, o que simplifica a substituição da mangueira.

detalhe das saídas de ar na cabine

Ruido

Espaço extra de isolamento acústico entre o motor e a cabine..
Chapa de metal grossa no assoalho da cabine.
Passagens vedadas na estrutura da cabine.
Material de absorção de ruído no interior.
Exaustor de ar grande que reduz o nível de ruído.
Equipamento de pós-tratamento SCR que amortece o ruído do motor.
Ventilador de refrigeração maior e capuz do ventilador aperfeiçoado reduzem o nível de ruído.
Controle do ventilador variável para velocidade ideal e nível de ruído minimizado.
Luzes de trabalho na cabine

Linha de visão/iluminação

Boas visão da área de trabalho com posições de assento relaxada, janelas grandes, bordas altas ao longo do topo da janela, colunas estreitas na cabine, colunas B movidas o mais à frente possível para visão lateral ótima e bordas de janelas baixas ao longo da parte inferior.
Boa visão para a área de carga com o Flexgate.
A mais recente tecnologia de lâmpadas, iluminação LED, com lâmpadas de alta potência que melhoram a iluminação de trabalho.
Conjunto completo de luzes de trabalho: até 12 luzes na cabine, 2 luzes de articulação, iluminação da grua e iluminação na frente e traseira do chassi proporcionam muita luz para um ambiente de trabalho descontraído, mesmo durante as horas de escuridão.
Conjunto completo de iluminação no interior da cabina: 1 lâmpada, 4 refletores de alta potência, iluminação de piso e uma lâmpada para leitura de mapas abrangem todas as necessidades de iluminação quando está escuro.
Cortinas em todas as janelas que fecham muito bem, sem necessidade de bloqueio adicional. Persiana frontal extra para o transporte fora de estrada até a área de descarga.
tela da câmara traseira

Segurança

Entrada para a cabine com degraus largos e resistentes com inclinação plana, controlada automaticamente, antiderrapante.
Entrada para a cabine com alças resistentes e ampla plataforma com proteção contra deslizamento.
Alças de manutenção, longas e resistentes, na parte externa de cada coluna da cabine para um agarre seguro durante a manutenção.
Plataformas de manutenção nos cilindros do conjunto de giro.
Estabilidade soberba da máquina. Conceito de articulação com a seção de rotação na frente da seção de giro, que proporciona estabilidade muito boa, especialmente quando em descidas.
Função de estabilização que é automaticamente conectada à transmissão. Bloqueia as seções traseira e dianteira quando a máquina está parada, o que aumenta significativamente a estabilidade da seção traseira.
Câmaras retrovisoras em ambas extremidades da máquina. Tela colorida grande e nítida que alterna automaticamente entre as câmeras, dependendo da direção do deslocamento.
Comfort Ride, suspensão da cabina hidráulica exclusiva, com boa capacidade de amortecimento da vibração.
Escada e plataformas de serviço para acesso bom e seguro aos pontos de manutenção, como conexões do tanque.
Interruptor de segurança para porta e botão de confirmação para que os operadores confirme que eles estão sentados na cabine antes que a máquina seja iniciada. Se a porta for aberta, todas as funções da máquina são imediatamente desativadas.
Cabine testada quanto a impacto, com peso de teste de alto impacto, para proteção caso a máquina tombe e objetos atinjam a cabine.
Saída de emergência de fácil acesso, com um procedimento muito simples e intuitivo para a abertura.