Como a base para a atualização solicitadas dos operadores  de cabeçote Komatsu, o feedback foi positivo por parte dos clientes.

“A melhoria contínua faz parte do nosso DNA. Um de nossos cabeçotes mais populares, o Komatsu S92, será ainda mais confiável e produtivo na floresta”, afirma Mikael Forsberg, gerente de produto para cabeçotes Harvester da Komatsu Forest.

Entre os novos benefícios, destacam-se as características de medição aprimoradas. O novo design permite que a roda de medição siga os contornos da haste mais de perto, proporcionando excelentes características de medição.

Um novo recurso importante é também o novo controlador inteligente do motor da serra, Constant Cut, que agora se torna padrão no S92 e garante que o cabeçote mantenha uma velocidade constante e alta da corrente sem o risco de excesso de velocidade.

A função Find End agora tem um novo design e, juntamente com novos batentes mecânicos na faca traseira, prolonga a vida útil do cabeçote. O novo sistema de alimentação reduz as perdas de energia e melhora o desempenho do cabeçote, e um roteamento de mangueira aprimorado simplifica a manutenção do sistema de alimentação. Para facilitar ainda mais o serviço, todos os pontos de lubrificação agora são facilmente acessados com o cabeçote na posição vertical.

Os tanques de marcação de cores foram redesenhados para facilitar o acesso para o enchimento e a função de manuseio de várias árvores tem um novo design mais durável que resulta em um cabeçote mais baixo e mais ágil.

“A resposta dos clientes que experimentaram o cabeçote atualizado foi positiva apenas e destacamos a velocidade de alimentação dos rolos foi muito boa, a geometria da caixa da serra e a posição da barra da serra torna o corte muito mais rápido e aumenta significativamente a produção, o novo controle da faca na faca inferior é muito bom e a fixação da haste é perfeita, e todo o cabeçote melhorou muito em relação às versões anteriores”, diz Mikael.

Além das melhorias acima e de várias outras, o cabeçote também foi equipado com um novo computador de cabeçote que permite futuras oportunidades de desenvolvimento.